O namoro de Björk com o jazz é antigo. Em 1990, com o Trio Guðmundar Ingólfssonar, lançou Gling-Gló, um álbum de jazz em sua forma mais tradicional: vocal, bateria e baixo e piano acústicos. Cinco anos depois, em Post, gravaria It’s All So Quiet, de Erich Meder, Hans Lang e Bert Reisfeld.
O saxofonista Travis Sullivan levou esse namoro a sério e em 2004 fundou a Bjorkestra, que pode ser considerada uma das “bandas tributo” mais interesantes da música independente. São 18 (!) pessoas se esmerando em transformar as canções da pequena notável que veio da Islândia no mais puro jazz (apesar de em alguns momentos se utilizar da eletrônica).
Becca Stevens, que faz o vocal da Bjorkestra
Suas apresentações pelos Estados Unidos fizeram com com que a banda ganhasse elogios de músicos e da crítica especializada, com destaque para o The Wall Street Journal e a revista Jazz Times. Em 2007, Travis Sullivan ganhou reconhecimento internacional quando se apresentou com a Sicilian Jazz Orchestra no Teatro Golden, na Sicília, com ingressos esgotados.
Se ao vivo já demosntravam uma qualidade impressionante, em seu primeiro álbum, Enjoy, lançado em 2008, o grupo mostra a que veio em dez canções extremamente bem arranjadas. Becca Stevens (vocal) está longe de ser uma Björk. Isto no bom e no mau sentido. É bem verdade que sua voz não possui o carisma, a inventividade e a estranheza da islandesa; em contrapartida é mais doce e firme, além de servir de “norte” para os delírios de Sullivan e seus músicos.
O saxofonista Travis Sullivan, que fundou a Bjorkestra em 2004
Os destaques do disco ficam por conta de Hiperballad – numa versão intensa com belíssimo solo de sax; Army Of Me – elétrica e vigorosa; e Hunter”– misteriosa e com um toque de Bolero de Ravel.
O grupo não para de viajar, encantando plateias, e prepara a segunda dose, que deve sair em 2011. Aqueles que costumavam implicar com as performances de Björk agora serão obrigados a se render a seu talento como compositora e à beleza de suas canções.
No site do TSB encontra-se um documentário sobre o grupo feito por Nick Mann.
Enjoy!
Dica literária da semana: Depois do vértice da noite, de Gab Marcondes. Editora 7 Letras.
DJ Jorge LZ
____________________________________
Os DJs Brant e Jorge LZ apresentam o programa Geleia Moderna, todo sábado, ao vivo, às 17h, na rádio Roquette Pinto (94,1 FM), que você pode ouvir em versão podcast. E leia a coluna Enquanto isso no Geleia Moderna, toda semana na Blooks
Blooks Livraria Livraria Blooks, sempre com você
