Dica Blooks: Asterios Polyp, de David Mazzucchelli

A gente tem falado muito pouco aqui de uma coisa que é especial para a blooks, sua seção de quadrinhos. Confesso que quadrinhos não é meu forte, embora goste de muita coisa que já li por aí. Mas escrever sobre isso é outro nível, certo? O nosso caríssimo Bruno Dorigatti é que escreveu muito bem aqui sobre o tema mas a vida é cheia de outras obrigações e atualmente só podemos contar com ele como leitor! Mas seus textos ainda estão por aqui e você pode apreciar o talento do colaborador e amigo.

Mas mesmo sem Bruno não dá pra deixar de falar ou pelo menos apontar com um “olha só, que legal” um trabalhos que apareceu na prateleira recentemente. E dito isto… vou arriscar.

Seguinte! Taí um livro que não deu para deixar passar em branco… Asterios Polyp, do David Mazzucchelli. Na minha visita regular à Blooks meu olhar foi diretamente atraído pelo charme visual do trabalho. Belíssima edição de uma obra ousada em muitos sentidos. Mazzucchelli, figura de grande talento, colaborador de Frank Miller em Batman: Year One (diga-se de passagem, clássico!) produziu aqui uma peça e tanto. Asterios,  personagem nada fácil, que desafia simpatias, se impõe uma jornada até onde o dinheiro (ou a falta dele) o leve após perder tudo num incêndio. Arquiteto teórico, ideias e inteligências, arrogância, um homem que tem tudo e perde tudo. Terreno rico para qualquer contador de histórias. E aqui Mazzucchelli é um contador de histórias numa obra autoral.

O livro é uma jornada visual, requintada, onde o design e as tecnicas de quadrinhos numa história contada pelo… gêmeo natimorto do personagem principal! É quase um labarinto em magenta e azul, multiplicado em memórias e bifurcações.

Olha… fiquei surpreso com o livro, a qualidade da edição e os rumos da história, porque no final trata-se de uma boa história que funciona bem demais. De quebra, cada página do livro é um prazer visual que não se apaga. Como eu disse no começo quadrinhos não é meu forte e talvez nem seja o seu forte, mas o livro tem impacto em qualquer tipo de leitor. Fica a recomendação, ao passar na Blooks não deixe de folhear Asterios, você vai levar pra casa.

Be Sociable, Share!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Scroll To Top

Facebook